quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Computador Terminologia - Eu não entendo


Computador terminologia é uma língua estrangeira

Tenho vindo a trabalhar e em computadores há mais de 50 anos, e sim, eu sou um Geek. Quando eu cair na terminologia do computador, os olhos de minha esposa sobre esmaltes, e eu ouço "borrrrrrrrrrrring" dela. Suspeitando que ela não é a única pessoa que é analfabeta quando se trata de computadores, tenho desenvolvido uma terminologia simples de usar quando se fala de um não-geek.

Em primeiro lugar, uma analogia: Um computador é feita de muitos componentes. Elas se dividem em três grupos:

Memória ou RAM:

Memória ou RAM é a sua bancada de trabalho. É onde o trabalho é feito. Quanto mais memória você tem, mais as coisas que você pode fazer ao mesmo tempo. Ram é medida em mega (mega = milhões) bytes.

CPU ou processador

Sua CPU ou processador é o seu motor. O mais poderoso motor de seu, o mais rápido você pode fazer as coisas. A velocidade do processador é medida em GHz ou giga (Giga = Um milhão de milhões) hertz.

Hard Drive

O disco rígido é o seu armário de arquivo, mais dados você pode salvar para uso futuro. Espaço no disco rígido é medida em MB ou mega (milhões de) bytes.

Veja? Nada místico sobre esses termos é lá?

Agora sobre as definições.

Definições

Adware Aqueles anúncios indesejados que aparecem em seu navegador.

Pouco um único pedaço de dados.

Byte Um bloco de bits, em geral de 8 bits. Um exemplo de um byte seria como uma única letra "A".

O navegador do software que ajuda a encontrar o que procura quando você navega na internet.

Um computador idiota alta velocidade. Ele faz exatamente o que é dito. Isso não é necessariamente o que você quer que ele faça.

CPU Unidade Central de Processamento. Este é o coração, o motor de motor, do seu computador.

DVD + R Um formato usado para gravar um DVD. Normalmente não é compatível com uma unidade de DVD-R.

DVD-R Um formato usado para gravar um DVD. Normalmente não são compatíveis com uma unidade de DVD-R +.

Firewall Um dispositivo vital que pode ser um software ou hardware que esconde o seu computador com o mundo exterior. O Windows tem um firewall embutido.

Firewire Um tipo de ligação a um computador. Usado para conectar um dispositivo, como uma câmera de vídeo a um PC. É também conhecido como IEEE1394. Sony chama sua versão "I-link".

Disquete Um tipo de mídia de armazenamento. Disquetes não são mais populares devido à capacidade limitada e baixa velocidade.

Gamer Uma pessoa que usa um PC principalmente para jogos de vídeo. Ele requer um PC rápido e um alto nível da placa gráfica.

GHZ Giga Hertz. Abreviado como ghz. Esta é a velocidade de um processador. A Hertz é um ciclo.

Gigabyte Um bilhão (mil milhões) bytes of data.

Graphics Processor O componente que processa e envia as imagens para o monitor. Muitos programas exigentes utilizar o processador gráfico como um processador adicional para ajudar a CPU principal.

Disco Rígido Uma unidade de armazenamento. O disco rígido é onde os dados ou aplicações são armazenadas até que seja necessário novamente. Tem significado leitura não destrutiva de leitura não destrói os dados como na ram.

Oi-Def alta definição como na TV. É um dispositivo muito alta resolução e requer uma grande quantidade de espaço de armazenamento.

IEEE1394 Um tipo de ligação a um computador. É usado geralmente por câmeras de vídeo digitais ou discos rígidos externos. Também conhecida como "FireWire".

Internet A Internet é uma auto-estrada com informações em waypoints espalhadas por toda parte. A fim de descobrir onde você está indo, você precisa de um navegador, um url ou um motor de busca como o Google ou o Yahoo.

LAN de rede de área local. A ligação de vários PCs em conjunto. Eles também podem compartilhar uma conexão de internet. Um exemplo de uma LAN seriam os três computadores na minha casa ligados entre si. Os dados podem ser compartilhados entre os computadores.

Megabyte Um milhão de bytes de dados.

Também conhecida como memória RAM. É onde os dados e programas são mantidos whle trabalho ou que está sendo trabalhada. É um deivce leitura destrutiva, o que significa que se você quiser mantê-lo, você deve restaurá-lo. Esta é uma preocupação apenas para os programadores não usuários.

OS OS significa sistema operacional. Windows e Linux são exemplos de sistemas operacionais.

O processador do aparelho que faz o trabalho de um computador. Também conhecido como CPU.

Ram Ram significa memória de acesso aleatório. Aleatória, pois você pode extrair dados a partir de qualquer endereço, e não esperar flr sequencial como em um disco rígido.

Ram Drive A dispositivo de recuperação muito rápida para o armazenamento. Ele usa memória como seus meios de comunicação, onde, como um disco de armazenamento utiliza um metálico.

Um dispositivo para ligar à rede. Ele permite que vários PCs para compartilhar uma única conexão de rede.

Scanner Um dispositivo periférico durante a leitura de um documento, a conversão para um fluxo de dados digitais e enviá-lo para o computador.

Uma compilação de software de instruções para o processador dizendo-lhe o que fazer, a fim de completar seus taks. Lembre-se, o idiota de alta velocidade só faz o que lhe é dito.

Spyware Um trecho de instruções que são armazenados em seu hardware sem o seu conhecimento. Em seguida, ele relata de volta à sua origem o que você está fazendo. Anti-spyware pode impedir isso.

Switch Um dispositivo utilizado numa rede. Tem geralmente um roteador integrado. Ele também é um excelente firewall.

Terabyte Terabyte é de um milhão de milhões de dólares. Que é um "1", seguido de 12 "0" s.

Cavalo de Tróia Um trecho de software (normalmente malicioso) que recebe em seu computador como parte de uma mensagem legítima, como e-mail. Uma vez ativado, pode causar estragos, mesmo arruinar um disco rígido. A maioria dos softwares anti-vírus também bloqueia trojans.

USB Universal Serial Bus (USB) é um tipo de conexão com o PC. Ele é usado para conectar dispositivos ao seu PC.

Vírus Um vírus é um pedaço de mal-intencionado que entra no seu computador, geralmente contra o seu conhecimento que pode corromper seu disco rígido e, portanto, seus dados.

Software Antivírus que bloqueia os vírus de entrar em seu PC. Também conhecida como anti-virus software.

Vista Vista é o mais recente sistema operacional (SO) da Microsoft.

WAN Wide Area Network. Normalmente, uma conexão de sistemas em vários locais fora da premissa principal ou campus. Por exemplo, se você trabalha em uma empresa que tem vários locais em várias cidades que estão conectados através de linhas de alta velocidade, esta é uma WAN.

Web cam Uma pequena câmera que é conectado ao PC via USB ou FireWire pode gravar o que está acontecendo dentro de sua visão e enviar para o seu PC. De lá, você pode permitir que parentes em outro local para ver o que está acontecendo em sua casa.

No fio computerese, um método de ligar vários PCs em conjunto. Cada computador seria necessário um adaptador sem fio. Roteadores e switches podem oferecer uma conexão sem fio. Isso elimina a necessidade de passar cabos entre as diversas unidades.

Worm Um trecho de linguagem de programação que é secretamente entrou em seu computador. Quando ativado, ele pode corromper seus arquivos, assumir o seu browser, etc Geralmente, anti bloqueia vírus vermes de software.

WYSIWYG que você vê é o que você recebe. Em outras palavras, é assim que a sua saída vai olhar.

XP sistema operacional Microsoft Windows. XP é o antecessor Vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário